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VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS CRESCEM NO BRASIL

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) revelou que foram vendidas 27.097 unidades de carros elétricos e híbridos entre janeiro a outubro de 2021. O valor representa um aumento de 74% se comparado com o número de
emplacamentos entre o mesmo período de 2020. De acordo com a previsão da associação, o número de emplacamentos deve ultrapassar 30.000 unidades até o final do ano.

Apenas em outubro, 2.823 veículos elétricos ou híbridos foram vendidos. O valor representa um acréscimo de 24%
se comparado com outubro de 2020. A tendência de crescimento da eletromobilidade no Brasil vêm se confirmando.

Os números foram compilados pela ABVE, de acordo com o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam),
do Ministério da Infraestrutura. O crescimento do mercado de veículos automotivos elétricos internacional, não é
novidade. Um estudo publicado no Brasil aponta que até 2035 62% dos veículos vendidos no Brasil serão elétricos
ou híbridos e que com o investimento correto, o país pode seguir a tendência internacional.

Materiais leves

Na avaliação de Nataly Yoshino, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Mercado da Companhia Brasileira de
Alumínio (CBA), esse setor deve apresentar crescimento exponencial nos próximos anos e vai demandar o uso de
materiais leves, como o alumínio.

O metal propicia redução de peso e boa resistência à corrosão, o que aumenta a vida útil das peças e componentes
dos veículos. Outro ponto positivo é a liberdade das formas.

“Os extrudados de alta resistência proporcionam flexibilidade geométrica, aliada à alta capacidade de absorção de
impacto e baixo peso, permitindo infinitas possibilidades. Além disso, o metal dispensa os altos investimentos
necessários em ferramentas de estampagem de aço, reduz e até elimina etapas adicionais de processo”, explica Nataly.

Para aplicações em veículos elétricos e híbridos, o alumínio, por sua baixa densidade, também aumenta a
performance e a autonomia das baterias, contribuindo significativamente para a produção veicular sustentável, de
alta eficiência energética e baixa emissão de CO2.

Na Toyota, os principais componentes que utilizam alumínio são os blocos e o cabeçote do motor. A escolha pelo
material se dá pela redução de peso dos materiais. E isso influencia, principalmente, a redução de consumo, grande
vantagem nos híbridos e valorizada pelos clientes, os quais buscam durabilidade e qualidade no produto.

100% elétricos

Atualmente, há três montadoras de veículos 100% elétricos no Brasil: BYD, Eletra e a Volkswagen Caminhões e
Ônibus (VWCO).

A VWCO lançou recentemente o e-Delivery, caminhão que contou com a colaboração da Eletra. O alumínio está
presente, nos motores de tração e auxiliares, caixas de distribuição e tubulações, entre outros componentes.
Segundo Iêda Oliveira, diretora da Eletra, empresa que desenvolve sistemas de tração para veículos elétricos
pesados, a carroceria é um item de peso que já poderia conter partes de alumínio. Um trólebus, que tem cerca de 15m de comprimento e pesa 20 t, pode ter redução de 10% no peso se fabricado com o metal.

Fonte: adaptado do site “Revista Alumínio – Apesar dos desafios, veículos elétricos e híbridos crescem no Brasil” e “Mundo Conectado – Vendas de veículos elétricos e híbridos crescem 74%”.