Fale Conosco

+55 43 3328 0389

Fale Conosco

+55 43 3328 0389

O ALUMÍNIO

Uma excepcional combinação de propriedades faz do alumínio um dos mais versáteis materiais utilizados na indústria em geral. Comparado ao ouro, ele é o segundo mais maleável. Além disso, é o sexto metal mais dúctil (condutor). Outro fato interessante do alumínio é que, se formos analisar o seu valor e quantidade de metal utilizado, ele perde somente para o aço, sendo muito maior que os demais.

MINERAÇÃO

O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. É um metal produzido a partir de três processos: o primeiro deles é a mineração da bauxita, minério amplamente encontrado no Brasil — temos a quarta maior reserva do mundo. Depois, a bauxita é refinada e transformada em alumina. Por fim, a alumina é reduzida e passa a ter a forma do alumínio (2 t de alumina geram 1 t de alumínio).

CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E FÍSICAS

Ponto de fusão:
O alumínio possui ponto de fusão de 660°C, o que é relativamente baixo comparado ao do aço, que é da ordem de 1570°C.

Peso específico:
A leveza é uma das principais características do alumínio. Seu peso específico é de cerca de 2,70 g/cm3, aproximadamente 35% do peso do aço e 30% do peso do cobre.

Resistência à corrosão:
O alumínio possui uma fina e invisível camada de óxido, a qual protege o metal de oxidações posteriores. Essa característica de autoproteção dá ao alumínio uma elevada resistência à corrosão.

Condutibilidade elétrica:
O alumínio puro possui condutividade elétrica de 62% da IACS (International Annealed Copper Standard), a qual associada à sua baixa densidade significa que um condutor de alumínio pode conduzir tanta corrente quanto um condutor de cobre que é duas vezes mais pesado e proporcionalmente mais caro.

RECICLAGEM

A característica de ser infinitamente reciclável, sem perda de suas propriedades físico-químicas é uma das principais vantagens do alumínio. Sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, sobras do processo produtivo, utensílios domésticos, latas de bebidas, esquadrias de janelas, componentes automotivos: praticamente tudo feito a partir do metal pode ser fundido e empregado novamente na fabricação de novos produtos. 

LINGOTES DE ALUMÍNIO – O QUE SÃO?

Um lingote é formado após o alumínio ter sido aquecido a uma temperatura superior ao seu ponto de fusão, tornando-se assim em estado líquido. Após isso é vertido num molde, tomando uma forma sólida, que torna mais fácil o seu manuseamento, geralmente uma barra ou um bloco.

VANTAGENS DOS LINGOTES DE ALUMÍNIO PARA A PRODUÇÃO

A principal característica deste produto é sua versatilidade de uso para refusão, fundição e transformação, sendo assim, os lingotes de alumínio são soluções que atendem a diversas necessidades, de empresas dos mais variados segmentos. Podem assegurar ganhos significativos em termos de produtividade no dia a dia da produção. Além disso, ao trabalhar com produtos de procedência garantida e que atendem aos requisitos de qualidade exigidos pelo mercado, você terá menos desperdícios e irá produzir peças de um nível superior, acima de outras fundições que trabalham com lingotes inferiores.

LINGOTES E SUAS APLICAÇÕES

O lingote de alumínio é amplamente utilizado nas mais diversas indústrias por conta de suas vantagens como leveza, alta resistência, condutibilidade elétrica e térmica, resistência à corrosão e por ser infinitamente reciclável. Dentre os principais setores pode-se destacar: automotivo, construção civil, agricultura, usinagem e ferramentas, naval, componentes elétricos, bens de consumo, entre outros. 

A Romaliga é uma empresa líder e referência em produção de ligas metálicas. Nossos produtos são desenvolvidos com o mais alto rigor em qualidade. Conheça o nosso portfólio!

Fonte: “Sebrae”, “ABAL – Associação Brasileira do Alumínio”, “Revista Alumínio”, “Mundo Educação” e “Indústria Hoje”