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UMA NOVA ALTERNATIVA: BATERIA DE ALUMÍNIO-ENXOFRE DE BAIXO CUSTO

Uma equipe de pesquisa internacional liderada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela Universidade de Pequim desenvolveu uma bateria de eletrólito de alumínio-enxofre e sal fundido de baixo custo e carregamento rápido.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado recentemente na revista Nature. Esta novidade pretende ser um substituto mais eficiente para as baterias de lítio, padrão atual nos mercados automotivo e eletrônico.

Atualmente, muitas indústrias sofrem com a escassez de lítio e os consequentes aumentos de preços. De acordo com o artigo, a bateria suporta centenas de ciclos de carga rápida. Alguns fatores tornam esse estudo muito relevante e com grande potencial para entrar no mercado, mostrando que as baterias de alumínio-enxofre podem custar menos de um sexto do custo da atual tecnologia de lítio. Além disso, é composto por elementos abundantes em terra, tem uma alta taxa de recuperação e não é inflamável, eliminando o risco de explosão característico das baterias de lítio.

Seu funcionamento ocorre em temperaturas relativamente altas – incluindo o processo de carregamento rápido, que apresenta melhor desempenho na faixa de 110ºC. A bateria não necessita de fonte externa de calor para manter sua temperatura de operação, que é obtida naturalmente através do processo eletroquímico de carga e descarga durante seu funcionamento. O sal fundido foi escolhido como eletrólito devido ao seu baixo ponto de fusão e provou ser menos propenso à formação de dendritos, um fator chave para prolongar a vida útil. Dendritos são extensões de metal que se acumulam e crescem nos eletrodos a ponto de causar curtos-circuitos, afetando sua eficiência.

Segundo os pesquisadores, as baterias de alumínio-enxofre também têm potencial para aplicações estacionárias (alimentação de residências ou pequenas empresas). Para o setor de transporte, também são ideais para a instalação de estações de carregamento rápido para veículos de alta demanda que precisam liberar rapidamente a energia armazenada.

A equipe de pesquisa também inclui membros da Universidade de Yunnan e da Universidade de Tecnologia de Wuhan, na China; da Universidade de Louisville e do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos; e da Universidade de Waterloo, no Canadá.

Fonte: adaptado do site “Revista Alumínio – Bateria de alumínio-enxofre promete baixo custo e carga rápida”.