Fale Conosco

+55 43 3328 0389

Fale Conosco

+55 43 3328 0389

REDUÇÃO DE CUSTOS E ENERGIA NAS LIGA DE ALUMÍNIOS AUTOMOTIVOS COM NOVA FERRAMENTA

A indústria automotiva sempre vem buscando métodos para reduzir os custos e aumentar a performance. Novas ferramentas vêm sendo criadas e aprimoradas ano pós ano com o intuito de deixar a experiência dos amantes de automóveis ainda melhor e com o custo/benefício ideal.

A energia necessária para o processamento da liga de alumínio é muito grande. Esse componente, é o preferido da indústria automotiva, sendo uma das matérias-primas mais utilizada devido à sua capacidade de absorção de energia de impacto, proporcionando mais resistência quando comparado a outros metais. Além disso, é um metal muito leve, podendo realizar viagens mais longas gastando menos energia.

As ligas de alumínio utilizadas hoje no setor automotivo possuem uma produção com alta utilização de energia, elevando os custos e limitando seu uso. De acordo com o Laboratório Nacional do Noroeste do Pacífico (PNNL), uma nova tecnologia está sendo criada em uma máquina chamado de Shape. Mas qual é a vantagem dessa nova tecnologia? A vantagem é a redução da energia no processo de produção, eliminando completamente o tratamento quente, além de reduzir a emissão de gases poluentes.

Essa nova ferramenta combina deformação e aquecimento, proporcionando uma mudança no próprio metal, eliminando qualquer necessidade dos processos de homogeneização e extrusão. O tarugo metálico é colocado na máquina junto a uma matriz onde fica girando simultaneamente, fazendo com que sejam misturados à medida que são extrudados. Todos esses processos, causam a homogeneização do tarugo em poucos segundos antes dele ser extrudado.

A etapa de pré-aquecimento e homogeneização dura bastante tempo, e essa nova ferramenta elimina qualquer energia adicional utilizada no processo, proporcionando uma economia de energia reduzida pela metade. Segundo o pesquisador Tianhao Wang, “a Shape quebra os agregados da liga e dissolve na matriz de alumínio antes da extrusão, tornando-a mais extrudado.”

Fonte: Adaptado dos sites “Inovação e Tecnologia – Liga de alumínio automotivo é feita com 50% menos energia” e “Copper Metal – Como o alumínio revolucionou a indústria automobilística”.