Fale Conosco

+55 43 3328 0389

Fale Conosco

+55 43 3328 0389

RECICLAGEM DO ALUMÍNIO

Uma das principais características do alumínio é o fato dele poder ser reciclado infinitas vezes, sem perder as características no processo de reaproveitamento, o que não ocorre com outros materiais. 

Grande parte do alumínio que é reciclado no Brasil tem como origem as latas de refrigerantes, cervejas e sucos. Porém, outros produtos fabricados de alumínio podem ser reciclados como, por exemplo, esquadrias, janelas, portas, componentes de eletrodomésticos, sobras das indústrias, estruturas de boxes, cadeiras, mesas e etc. Ou seja, praticamente tudo feito a partir do metal pode ser fundido e empregado novamente na fabricação de novos produtos.

Vantagens sociais e econômicas

Milhares de trabalhadores catadores de materiais recicláveis, organizados em cooperativas, vivem atualmente desta atividade. Grande parte da renda desta população tem como origem a reciclagem de latinhas de alumínio. Portanto, esta atividade é importante na geração de emprego e renda no Brasil. Vale lembrar também que há no Brasil muitas empresas de reciclagem de alumínio. Estas empresas também geram muitos empregos.

Vantagens para o meio ambiente

As latas de alumínio são usadas em larga escala pelas indústrias. Caso estas latinhas não fossem recicladas, seus prováveis destinos de descarte seriam os aterros sanitários ou, na pior das hipóteses, rios e terrenos. Como elas levam entre 100 e 500 para se decompor no solo, a poluição gerada por elas seria imensa com grandes prejuízos ambientais. Portanto, a reciclagem destas latas, assim como de outros produtos, é de fundamental importância para o meio ambiente.

Processo de reciclagem do alumínio (etapas)

1º – Os materiais feitos em alumínio, que já foram usados e descartados, são encaminhados para a reciclagem. A coleta seletiva do lixo é de fundamental importância nesta etapa inicial, pois separa o lixo orgânico do reciclável;
2º – Ocorre a separação das impurezas;
3º – O alumínio é picotado;
4º – Este material já limpo é fundido a 700ºC;
5º – O processo de fundição (derretimento) gera o alumínio líquido;
6º – O alumínio líquido é transformado em lingotes ou chapas de alumínio. Assim, o material retorna a cadeia produtiva.

A Romaliga é líder e referência em produção de ligas metálicas. Conheça o nosso portfólio de produtos. 

Fonte: adaptado dos sites “Recicloteca – Alumínio”, “Associação Brasileira do Alumínio (ABAL)” e “Revista Alumínio”