Fale Conosco

+55 43 3328 0389

Fale Conosco

+55 43 3328 0389

RECICLAGEM COLETA 6,2 T DE LATINHAS DE ALUMÍNIO NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO

O programa Cada Lata Conta, versão nacional do Every Can Counts, na Europa, coletou 6,2 t de latinhas de alumínio durante os quatro dias de desfiles das escolas de samba no carnaval do Rio de Janeiro (RJ).

A ação foi realizada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e 80 catadores de materiais recicláveis, coordenados pela Associação dos Catadores do Jardim Gramacho (Acamjg).

Na prática, foi montada uma estrutura do ‘Cada Lata Conta’ onde os catadores devidamente identificados e com materiais de EPI receberam diárias para coletar as embalagens, fazer a separação dos rejeitos e de outros materiais, e transportar toda a sucata. Também foram dadas orientações aos foliões sobre a importância da reciclagem.

As latinhas usadas serão vendidas pelos próprios catadores para centrais de reciclagem, gerando ainda mais renda para esses profissionais.

BENEFÍCIOS AO MEIO AMBIENTE

O Brasil é o país que mais recicla latas deste material no mundo. Um dos maiores benefícios da reciclagem das latinhas é a economia de energia elétrica.

A mineração de bauxita (principal matéria-prima do alumínio), assim como seu refino para criar um novo produto “do zero”, demanda altos gastos com eletricidade. Já a reciclagem do mesmo material consome apenas 5% desta energia para a produção de novas mercadorias.

E mais: são necessárias cinco toneladas de minério de bauxita para cada tonelada de novas latas de alumínio produzidas para substituir aquelas que não foram recicladas. Esse procedimento gera cerca de cinco toneladas de lama cáustica que pode contaminar as águas superficiais e subterrâneas e, por sua vez, afetar a saúde das pessoas e dos animais.

Por fim, a fundição do alumínio ainda produz óxido de enxofre e óxido de nitrogênio, dois gases tóxicos que possuem papéis importantes na poluição do ar e na chuva ácida.

Fonte: adaptado do site “Revista Alumínio – Ação de reciclagem coleta 6,2 t de latinhas de alumínio no carnaval do Rio de Janeiro e Recicla Sampa – Reciclagem de latas: entenda sua importância e saiba como fazer”.