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MERCADO DE LATAS DE ALUMÍNIO

Entidade alemã Aerobal destaca a sustentabilidade do metal como diferencial

A indústria global de latas de alumínio para aerossóis apresentou crescimento médio de 3,5% na última década, devido a uma série de benefícios que proporciona para os mercados consumidores mais exigentes. A informação é da Aerobal, organização que representa os fabricantes dessa embalagem na Alemanha.
Além de amigáveis, as latas oferecem alto padrão de segurança e higiene, possuem design moderno e agregam as excelentes propriedades do alumínio. Atualmente, as ligas permitem obter latinhas significativamente mais leves e podem conter uma quantidade definida de alumínio reciclado, o que melhora o desempenho ambiental, sem prejudicar a funcionalidade.

“Neste contexto, é importante a documentação transparente dos fluxos de material reciclado na cadeia de valor, que demonstre claramente que tipo de material foi parar na lata. Qualquer ‘lavagem verde’ prejudica a indústria de latas de alumínio para aerossol e seus clientes, e coloca em risco a reputação do alumínio ”, acrescenta Gregor Spengler, secretário-geral da Aerobal.

Para a entidade, independente do tipo de alumínio utilizado na produção, seja primário ou reciclado, trata-se de um material que pode ser reciclado infinitamente – e sem perder a qualidade.

Na visão da Aerobal, o material da embalagem com maior valor de sucata oferece um incentivo para coleta e reciclagem. Além disso, tecnologias cada vez mais sofisticadas de coleta e triagem nos sistemas de gerenciamento de resíduos de embalagens também contribuem para aumentar a quantidade e a qualidade dos materiais reciclados.


Venda de latas de alumínio para bebidas

Num ano de pandemia, mercado instável e dificuldades, a latinha de alumínio para bebidas foi na contramão e registrou um crescimento de 7,3% em 2020 no Brasil. Foram comercializados 32 bilhões de latas, um recorde, com faturamento bruto de 17,5 bilhões de reais. A pandemia mudou o perfil de consum das bebidas, fazendo com que as pessoas consumissem mais em casa, principalmente no mercado de cerveja, favorecendo o resultado positivo do setor das latas de alumínio.

Os números foram divulgados pela Abralatas – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio. Em virtude do crescimento sequencial ao longo dos últimos anos, o setor encontra-se em plena expansão. Em 2020, duas novas fábricas foram inauguradas e a ampliação de linhas de produção já existentes resultaram em investimentos de cerca de 1 bilhão de reais. Atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor da lata de alumínio, atrás da China e dos Estados Unidos.

Fonte: adaptado do site “Revista Alumínio – Mercado de latas de alumínio para aerossol cresceu 3,5% em dez anos” e “Embalagem Marca – Venda de latas de alumínio para bebidas bate recorde em 2020”