Fale Conosco

+55 43 3328 0389

Fale Conosco

+55 43 3328 0389

APLICAÇÕES DO ALUMÍNIO: INDÚSTRIA NAVAL

As vantagens do uso do metal em embarcações. Resistente à corrosão, leve e durável, material integra embarcações de todos os portes

Características do alumínio

As características deste metal permitem que ele tenha uma diversa gama de aplicações. Por isso, é um dos mais utilizados no mundo todo. Material leve, durável e bonito, mostra uma excelente performance e propriedades superiores na maioria das aplicações. Produtos que utilizam o alumínio ganham também competitividade, em função dos inúmeros atributos que este metal incorpora, como pode ser conferido a seguir: leveza, elevada condução de energia, impermeabilidade e opacidade, alta relação resistência/peso, beleza, durabilidade, maleabilidade e soldabilidade, resistência à corrosão, resistência e dureza, possibilidade de muitos acabamentos e infinitamente reciclável.

Indústria naval

O primeiro registro do uso do alumínio na indústria naval data de 1891, na França, quando o iate a vela de 12 metros batizado de “Mignon” foi construído. Já a primeira embarcação motorizada foi a “Diana”, de 17 metros, feita para a Marinha Real Britânica, utilizada na Segunda Guerra Mundial e que esteve a serviço até a década de 1960. Apresentando uma série de vantagens em relação a outros materiais, o alumínio é amplamente utilizado na fabricação de iates e embarcações de serviços em todo o globo.

No Brasil

No Brasil, segundo Eduardo Colunna, presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), o alumínio é utilizado por estaleiros nacionais há muito tempo, em embarcações de pequeno, médio e grande porte. São barcos para pesca, esporte, lazer (os chamados pontoom boats), deslocantes e para serviços. O metal pode ser utilizado para construir o casco do barco e até os componentes internos, como piso e revestimento.

Vantagens para o setor

  • Durabilidade;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Resistência à colisão;
  • Resistência à intempérie;
  • Maior capacidade de transporte de carga;
  • Menor investimento em motorização, devido à leveza do casco;
  • Menor arrasto hidrodinâmico e economia de combustível, devido à leveza do casco;
  • Dispensa moldes;
  • Facilidade de adaptação à necessidade de cada usuário;
  • Material infinitamente reciclável;
  • Gera economia no processo construtivo e menores danos ao meio ambiente.

A redução de peso aumenta a capacidade de carga e diminui a potência requerida para mover a embarcação. O alumínio também possui uma excelente resistência à corrosão, o que é altamente desejável na indústria naval. A leveza do metal ainda proporciona vantagens no processo de fabricação das embarcações. Outro ponto forte é a resistência e durabilidade do material, que exige pouca manutenção e reduz os custos em geral, por possuir excepcional resistência a agentes externos, intempéries, raios ultravioleta, abrasão e riscos. O material também não é inflamável, não absorve água e não deforma como a fibra de vidro.  Além disso, construir uma embarcação com aço demanda o uso de pontes e guindastes, já que as peças são muito pesadas. Já com o alumínio, o manuseio das chapas e estruturas pode ser feito manualmente, o que simplifica bastante o processo de construção.

Ou seja, o alumínio é, sem dúvida, o parceiro ideal quando se procura aliar segurança, economia e performance à sofisticação e conforto. Metal 100% reciclável e fundamental para a atividade econômica do país, seja na sua produção, utilização no mercado e na sua reciclagem.

A Romaliga é uma empresa líder e referência em produção de ligas metálicas. Nossos produtos são desenvolvidos com o mais alto rigor em qualidade. Conheça o nosso portfólio!

Fonte: adaptado dos sites “APAL (Associação Portuguesa do Alumínio) – O Alumínio na indústria, uma escolha para a vida”, “ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) – Vantagens do Alumínio”, “Aluauto – O alumínio nas águas” e “Revista Alumínio – Alumínio a bordo: as vantagens do uso do metal em embarcações”