Fale Conosco

+55 43 3328 0389

Fale Conosco

+55 43 3328 0389

3 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ALUMÍNIO

Você sabia? O alumínio é encontrado na forma combinada em rochas e minerais, sendo o elemento metálico mais abundante na crosta terrestre (8%). Esse metal é conhecido desde a Antiguidade, pois os seus compostos eram usados para as mais diversas finalidades. Ele é o metal não ferroso mais usado pelo homem. Consideremos os diversos produtos que são constituídos do alumínio ou das suas ligas metálicas.

Disponível no mercado há apenas 150 anos, o metal tem imenso potencial de uso, confira agora 03 fatos que você precisa saber sobre o alumínio:

1 – O alumínio é um metal jovem

O alumínio é um metal produzido a partir de três processos: o primeiro deles é a mineração da bauxita, minério amplamente encontrado no Brasil — aqui está a quarta maior reserva do mundo. Depois, a bauxita é refinada e transformada em alumina. Por fim, a alumina é reduzida e passa a ter a forma do alumínio (2 t de alumina geram 1 t de alumínio).

O interessante é que o alumínio só começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos — o ferro, por exemplo, tem uso milenar: já em 1200 a.C. era tratado como o substituto ideal do bronze em utensílios da época. Isso mostra que o metal tem grande potencial de uso e desenvolvimento, com muito espaço para conquistar no mercado.

2 – O metal tem inúmeras propriedades

– É leve e resistente;

– Possui elevada capacidade de condução de energia elétrica;

– É impermeável, não permitindo a passagem de umidade, oxigênio e luz;

– É resistente a agentes externos, intempéries, raios ultravioleta, abrasão e riscos;

– Conta com alta maleabilidade e soldabilidade;

– Pode receber acabamentos diversos;

– É infinitamente reciclável.

Todas essas características tornam o alumínio o material ideal para ser usado em embalagens, meios de transporte, na construção civil e indústria elétrica, na fabricação de máquinas e aparelhos eletrônicos, em bens de consumo e muito mais!

3 – A mineração é sustentável

A palavra “mineração”, infelizmente, é vista com desconfiança por boa parte dos brasileiros. Mas é importante entender que a lavra da bauxita é absolutamente sustentável e tem práticas específicas. No Brasil, além de seguir todas as diretrizes da legislação, o trabalho é feito pelo método mining strips: grandes tiras de terra que são exploradas e recuperadas na sequência.

O processo começa com a criteriosa remoção da cobertura vegetal e da camada de estéreis da terra, que são preservadas para reuso. Depois, a bauxita é extraída e levada para o beneficiamento. Quando a lavra de uma tira chega ao fim, uma nova é aberta, ao mesmo tempo em que se inicia a recuperação da terra minerada, com a devolução da camada de estéreis e da cobertura vegetal originais, além do replantio de espécies locais. No Brasil, as mineradoras mantêm a relação de 1 para 1 entre área minerada e reabilitada – proporção que vai além da exigida por lei.

Fonte: adaptado dos sites “Revista Alumínio – Versátil e sustentável: 5 fatos que você precisa saber sobre o alumínio”, “Associação Brasileira do Alumínio (ABAL)” e “Prepara Enem – Alumínio”